Livros da Dra. Nadia Bossa

Encontro com educadores

Encontro com educadores

 

Encontro com educadoresConversas sobre educação

Há cerca de dois anos surgiu a ideia de reunirmos em livro algumas entrevistas publicadas pela Direcional Educador. Nada melhor do que comemorar 50 números da revista com as entrevistas publicadas até o número 50. No livro, elas foram publicadas datadas – isto é, com a data em que foram originalmente publicadas na revista, em um período variando de março de 2005 a março de 2009. Divididas em capítulos temáticos, elas abarcam temas como políticas públicas para a educação, práticas escolares, múltiplas linguagens, Educação Infantil, inclusão, relações entre escola, família e sociedade, práticas de leitura e literatura infanto-juvenil. No prefácio, o escritor José Arrabal afirma que Encontros com Educadores é “ um livro para ouvir” . “ Sua leitura concede generosa escuta de valioso conhecimento comunicado por experientes pedagogos, psicólogos, filósofos, escritores às voltas com modelos, princípios e vivências para a melhoria da aprendizagem. Escuta de múltiplas opiniões e pontos de vista expressos por cinquenta vozes comprometidas com a Educação no Brasil” , aponta. Realmente, acredito na entrevista como um trabalho delicado de escuta. Um período de calma em meio à turbulência cotidiana, onde podemos escutar atentamente falas que importam para nós, pontuadas por questionamentos. Faço, então, um convite especial a você, leitor: embarque nessa leitura e escute 50 vozes diversas sobre a educação neste Encontros com Educadores.  Luiza Oliva

 

Comprar o livro: Encontro com educadores.

 

Espaços psicopedagogicos em diferentes cenários

Espaços psicopedagogicos em diferentes cenários

 

Espaços psicopedagogicos em diferentes cenáriosSinopse: Nesse livro, o encontro entre as distintas profissões e suas especificidades, em uma perspectiva mais ampla, com a finalidade singular de apresentar diversas problemáticas psicopedagógicas, evidenciou a existência de pontos fundamentais para a reflexão científica que tornam semelhantes e aproximam os diversos contextos socioculturais em um mundo globalizado. Na leitura dos capítulos que compõe essa obra, destaca-se o entusiasmo e o compromisso dos autores com os processos de integração e de inclusão nos mais diversos espaços educativos. Além do relevante valor científico que todos os pesquisadores evidenciam, fica evidente a fundamental importância da troca de experiências e o valor da continuidade de discussões e da construção de projetos comuns para um futuro próximo.

 

  • Autor: BETTINA STEREN DOS SANTOS
  • Editora: EDIPUCRS Ficha
  • Técnica ISBN: 0000004024
  • Origem: Nacional
  • Ano Edição: 2013
  • Edição: 1
  • Formato: PDF
  • Idioma: PORTUGUÊS

Comprar o livro: Espaços psicopedagogicos em diferentes cenários

 

A Psicopedagogia no Brasil

A Psicopedagogia no Brasil

A Psicopedagogia no Brasil

A Psicopedagogia constitui um conjunto de práticas institucionalizadas de intervenção no campo da aprendizagem, seja no âmbito da prevenção, seja no diagnóstico e no tratamento das dificuldades de aprendizagem, ou ainda, na intervenção específica no processo de aprendizagem escolar.

Seus domínios específicos são: o sujeito do conhecimento, o agente de transmissão e as dimensões constitutivas dos mesmos, logo o sujeito-objeto da Psicopedagogia é o ser humano contextualizado em situação de aprendizagem.

O enfoque de pesquisa e trabalho psicopedagógico é multidimensional, no qual estão contemplados os fatores constitucional/biológico, cognitivo, afetivo, sociocultural e pedagógico, em determinado momento histórico de cada pessoa ou grupo, afetando a busca e a compreensão dos conhecimentos. A Psicopedagogia deve aproximar-se dos obstáculos presentes na construção do conhecimento e na relação com o saber; da prática educativa na interseção com as particularidades subjetivas, sociais e culturais das pessoas e instituições; da relação entre pensamento meditativo e subjetividade; e das interações do homem com o mundo. Dessa forma, o olhar da Psicopedagogia sobre a aprendizagem e o processo ensino-aprendizagem se dá pela análise de comportamentos cognitivo-intelectual e simbólico-afetivo na produção de conhecimento.

  • Título: Livro - A Psicopedagogia no Brasil - Contribuições a Partir da Prática
  • Autor: Nadia Aparecida Bossa
  • Editora: WAK
  • Assunto: Pedagogia
  • ISBN: 978-85-7854-164-4
  • Idioma: Português
  • Tipo de Capa: BROCHURA
  • Edição: 4
  • Número de Páginas: 248

Comprar o livro: A Psicopedagogia no Brasil

Mente e Corpo - Integração Multidisciplinar em Neuropsicologia

Mente e Corpo - Integração Multidisciplinar em Neuropsicologia

Mente e Corpo - Integração Multidisciplinar em Neuropsicologia

Um encontro das Neurociências é muito bem-vindo. A aproximação das ciências na compreensão das relações entre mente e corpo, abordando assuntos tão complexos relativos à aprendizagem, à memória e à inteligência, vem ao encontro com o momento atual dos profissionais da área de saúde mental. As páginas desse livro levam o leitor ao denso caminho do estudo das alterações de comportamento e das contribuições das Neurociências, bem em tempo de colaborar para o desenvolvimento dos profissionais brasileiros.

  • Título: Livro - Mente e Corpo - Integração Multidisciplinar em Neuropsicologia
  • Editora: Wak
  • Assunto: Pedagogia
  • ISBN: 8588081695
  • Idioma: Português
  • Tipo de Capa: BROCHURA
  • Edição: 1
  • Número de Páginas: 216

Fracasso Escolar - um olhar psicopedagógico

Fracasso Escolar - Um Olhar Psicopedagógico

 

Fracasso Escolar - Um Olhar Psicopedagogico Este livro apresenta um estudo profundo, apoiado em uma prática clínica de 20 anos, sobre o sintoma escolar considerado em sua dimensão social e em sua singularidade. O leitor encontrará subsídios teóricos com interfaces no âmbito social e cultural, fundamentados na psicopatologia e na psicodinâmica atuais e em uma reflexão instigante sobre o papel da escola nesse fenômeno, descritos de forma muito clara. Trata-se de uma referência única sobre as dificuldades de aprendizagem escolar, incluindo os transtornos de déficit de atenção, incluindo os transtornos de leitura e de escrita, a dislexia, os transtornos de conduta, entre outros problemas específicos que levam no fracasso escolar.

 

  • Título: Livro - Fracasso Escolar - Um Olhar Psicopedagogico
  • Autor: Nadia Aparecida Bossa
  • Editora: Artmed
  • Assunto: Pedagogia
  • ISBN: 8573079665
  • Idioma: Português
  • Tipo de Capa: BROCHURA
  • Edição: 1
  • Número de Páginas: 174

Comprar o livro: Fracasso Escolar - um olhar psicopedagógico

 

Evaluación Psicopedagógica de 7 a 11 Años

 Evaluación Psicopedagógica de 7 a 11 Años

 

Evaluación Psicopedagógica de 7 a 11 Anos

Entre los 7 y 11 años, el niño vive experiencias que decidirán en gran parte de su vida adulta. La calidad de las relaciones vividas en el medio escolar influirá su modo de vivir el futuro. En la actualidad, generalmente, el niño empieza a ir a la escuela antes de los 7 años; las relaciones sociales vividas a partir de ese momento asumen una función estructurante. A las figuras parentales, que antes ocupaban un lugar muy importante, se unen ahora los profesores, los compañeros o la tarea escolar que actúan en el desarrollo de su personalidad. En esta fase, el niño descubre y se aventura cada vez más en el mundo de los símbolos. Pasa a comprender y a utilizar con autonomía los sistemas de escritura y numeración. Evaluar los pasos de estas conquistas, analizando sus motivaciones y estructuraciones lógicas y significativas, supone un gran desafío para los profesionales que trabajan con ellos. Los autores de este libro ofrecen las ayudas necesarias para que los comportamientos del niño puedan verse como reveladores de su personalidad y, por tanto de su comprensión del mundo y de sí mismo, favoreciendo el reconocimiento de problemas que, una vez identificados, pueden solucionarse, previniendo trastornos más graves en la vida futura. En cada capítulo, un especialista analiza los comportamientos del niño de 7 a 11 años para que, penetrando más allá de las apariencias, el profesor pueda contribuir a su crecimiento y desarrollo.

VERA BARRIOS DE OLIVEIRA y NÁDIA A. BOSSA coordinan un equipo de siete autores, pedagogos, psicólogos y psicopedagogos especializados en la psicología clínica, fonoaudiología, psicoanálisis y lingüística, con amplia experiencia en la observación y tratamiento de los niños en su marco habitual de la familia y la escuela.

 

  • Título: Livro - Evaluación Psicopedagógica de 7 a 11 Anos
  • Autor: Vera Barros de Oliveira e Nadia Aparecida Bossa
  • Editora: Narcea
  • Assunto: Pedagogia
  • ISBN: 8427713703 - ISBN-13: 9788427713703
  • Idioma: Espanhol
  • Tipo de Capa: BROCHURA
  • Edição: 1
  • Número de Páginas: 152

Evaluación Psicopedagógica de 0 a 6 Años

 Evaluación Psicopedagógica de 0 a 6 Años

 

Evaluación Psicopedagógica de 0 a 6 Anos

Evaluar a niños y niñas de 0 a 6 años, mediante la observación, el análisis y la interpretación de su comportamiento supone un reto para los encargados de hacerlo.

En este libro, se estudia al niño desde el punto de vista psicopedagógico considerando el juego y el dibujo como un valioso instrumento para la comprensión por los adultos: padres, profesores o demás interesados en el desarrollo infantil de los pequeños de esas edades.

Las autoras son pedagogas, psicólogas, psicopedagogas, terapeutas, etc., profesoras de Universidad y de Escuelas Superiores, con una sólida formación teórica y una amplia experiencia profesional.

 

  • Título: Livro - Evaluación Psicopedagógica de 0 a 6 Anos
  • Autor: Vera Barros de Oliveira e Nadia Aparecida Bossa
  • Editora: Narcea
  • Assunto: Pedagogia
  • ISBN: 8427713460. ISBN-13: 9788427713468
  • Idioma: Espanhol
  • Tipo de Capa: BROCHURA
  • Edição: 1
  • Número de Páginas: 176

Dificuldades de aprendizagem

Dificuldades De Aprendizagem

 

 Dificuldades De Aprendizagem - O QUE SÃO? COMO TRATA-LAS?

A psicopedagoga Nadia A. Bossa aborda a questão da dificuldade de aprendizagem escolar, apontando suas causas e formas de tratamento. Ressaltando a importância da família e do professor no processo de aprendizagem e enfoca os procedimentos da ação psicopedagógica na clínica e na escola. O livro, apresentado na forma de diálogo com a criança, responde a perguntas de pais, professores, psicopedagogos crianças e adolescentes. Ilustrações cuidadosamente elaboradas.

 

 

 

  • Título: Livro - Dificuldades De Aprendizagem - O QUE SÃO? COMO TRATA-LAS?
  • Autor: Nadia Aparecida Bossa
  • Editora: Artmed
  • Assunto: Pedagogia
  • ISBN: 8573077573
  • Idioma: Português
  • Tipo de Capa: BROCHURA
  • Edição: 1
  • Número de Páginas: 120

Avaliação Psicopedagógica do Adolescente

Avaliação Psicopedagógica do Adolescente

 

Avaliação Psicopedagógica do Adolescente

Adolescência, época de transformações e desafios, simboliza ao mesmo tempo o desejo do homem de crescer, de se afirmar pessoal e socialmente, e a dor proveniente das perdas sucessivas que a vida traz consigo, como o perder o corpo de criança.

Nessa época de mudanças vertiginosas que vivemos, inclusive tecnológicas e culturais, avaliar o adolescente, com os olhos já no século XXI, requer mais do que nunca, um conhecimento integrado de sua inteligência em suas múltiplas possibilidades, e de sua capacidade de se envolver com o amor e o trabalho. Esta é a proposta do livro.

 

  • Título: Livro
  • Avaliação Psicopedagógica do Adolescente
  • Autor: Vera Barros de Oliveira e Nadia Aparecida Bossa
  • Editora: Vozes
  • Assunto: Pedagogia
  • ISBN: 853261955X
  • Idioma: Português
  • Tipo de Capa: BROCHURA
  • Edição: 6
  • Número de Páginas: 285

Avaliação Psicopedagógica da Criança de Zero a Seis Anos

Avaliação Psicopedagógica da Criança de zero a seis anos

 

Avaliação Psicopedagógica da Criança de Zero a Seis Anos

A ciência, em suas múltiplas faces e relações, cada vez mais salienta a importância do primeiro ano de vida. Ao nascer a criança traz em si a possibiidade de se tornar alguém capaz de amar e ser amado, de se expressar e se comunicar, de refletir de forma cada vez mais lógica e significativa. A atualização desse potencial só efetivará através de sua própria ação.

Saber observar, analisar e interpretar o comportamento da criança de 0 a 6 anos é um grande desafio. Neste livro, profissionais de áreas diversas complementares, com sólida formação teórica e longa experiência junto à criança, nos introduzem a essa difícil arte de forma clara, objetiva e sistêmica.

 

  • Título: Livro - Avaliação Psicopedagógica da Criança de Zero a Seis Anos
  • Autor: Vera Barros de Oliveira e Nadia Aparecida Bossa
  • Editora: Vozes
  • Assunto: Pedagogia
  • ISBN: 8532612636
  • Idioma: Português
  • Tipo de Capa: BROCHURA
  • Edição: 16
  • Número de Páginas: 224

Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos

Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos

 

Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos Aprender a navegar em águas sistêmicas vem a ser um grande desafio. Pouco a pouco a criança descobre e se aventura cada vez mais em totalidades simbólicas e reversíveis. Passa a compreender e a se utilizar com fluência e autonomia dos sistemas da escrita e do número, para resgistrar e criar. Avaliar os passos dessa conquista, analisando sua motivação e estruturação lógica e significativa, também é um grande desafio para o profissional que lida com a criança. O propósito deste livro é justamente trazer a contribuição de autores extremamente experientes nesta difícil arte-ciência, vendo a criança inserida em seus sistemas de vida, como a família e a escola.

 

  • Título: Livro - Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos
  • Autor: Nadia Aparecida Bossa
  • Editora: Vozes
  • Assunto: Pedagogia
  • ISBN: 978-85-326-1646-3
  • Idioma: Português
  • Tipo de Capa: BROCHURA
  • Edição: 20
  • Número de Páginas: 182

Aprendizagem humana

 Aprendizagem Humana

 

Aprendizagem humana



Este livro apresenta como preocupação central a aprendizagem humana. A partir do tema principal os diferentes textos desenvolvem-se e explicitam seus desdobramentos. As abordagens, embora distintas, estão interligadas e acompanham a demanda de interdisciplinaridade, atualização e cientificidade do tema para novas propostas interativas seja na escola, família ou sociedade.

 

 

 

  • Editora: Casa do Psicólogo
  • ISBN-10: 8573965088
  • ISBN-13: 9788573965087
  • Idioma: Português
  • Origem: Nacional
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 214